Roupa para entrevista de emprego - qual o traje ideal?


Pode até parecer um aspecto superficial, mas se vestir bem (e adequadamente) é essencial para que você cause uma boa impressão durante uma entrevista de emprego. Assim, o primeiro passo é entender o perfil do cargo e da empresa para a qual está se candidatando e escolher a roupa ideal para o momento.


De nada adianta, por exemplo, você usar um belo terno e gravata, se o cargo que você pretende exercer não exige esse tipo de roupa no cotidiano. Da mesma forma, ainda que seja uma empresa mais informal, se você está sendo entrevistado para um cargo de direção ou do departamento financeiro, é preciso que você se apresente com roupas mais formais do que aquelas exigidas para outros cargos.


Dicas gerais Se não for possível obter essas informações antecipadamente, existem algumas dicas básicas e válidas para qualquer situação. Neste caso, aposte em roupas mais clássicas, de cores neutras, e sapatos escuros. Para as mulheres, a dica é evitar saltos muito altos e maquiagem exagerada. O mesmo vale para perfumes. O uso exagerado pode causar desconforto.


Durante a entrevista, o recrutador tem como objetivo avaliar se as habilidades e competências do candidato estão de acordo com a vaga ofertada. Para o candidato, é o momento ideal de apresentar o seu valor ao recrutador. Por conta disso, você deve evidenciar na entrevista suas qualificações profissionais e não a sua aparência. Discrição e bom senso são as palavras de ordem para esse momento.


Roupa ideal O primeiro passo é entender o perfil para o cargo e da empresa para a qual você está se candidatando. Ainda que seja uma empresa mais informal, se você está sendo entrevistado para um cargo de direção é preciso que você se apresente com roupas mais formais do que aquelas exigidas para outros cargos. Se não for possível obter estas informações antecipadamente, existem algumas dicas básicas e válidas para qualquer situação. Neste caso, aposte em roupas mais clássicas de cores neutras e sapatos escuros. Para as mulheres, evite saltos muito altos e maquiagens exageradas. O mesmo vale para perfumes e decotes. O uso exagerado pode casuar desconforto. Discrição e bom senso sãos as palavras de ordem para este momento.

15 visualizações0 comentário