A Importância da escolha da roupa de trabalho adequada



“A primeira impressão é a que fica”, afirma uma expressão bastante conhecida. E levando em consideração que a primeira visão que uma pessoa tem de outra é o que realmente fica marcado em sua mente, é necessário tomar cuidado com toda a sua aparência, isto é, as roupas, o cabelo, higiene pessoal e acessórios.


Segundo uma pesquisa desenvolvida em 1971 pelo psicólogo Albert Merhabian, mais de 50% da primeira impressão que uma pessoa tem de alguém está ligada à vestimenta e o exterior como um todo. Depois disso, existem outras características que também influenciam, como, por exemplo, a postura, expressão, gesticulação e depois o conteúdo.


Tudo isso toma proporções um pouco maiores quando nos remetemos ao ambiente profissional. Algumas vezes exageramos na escolha da roupa de trabalho e esta é desaprovada por colegas, superiores e também pelas pessoas com as quais entramos em contato.


Nossa aparência é nosso “cartão de visitas” e sobre isso estão os olhos das pessoas. Nesse sentido, é de suma importância ser coerente e vestir uma roupa adequada de trabalho, que seja congruente com o ramo de atividade e a área em que atua. E, para ajudar você a ficar atento com sua vestimenta, seguem algumas dicas:


Escolha uma roupa adequada: Atente-se para o ambiente empresarial, se este pede algo bem formal, é bom que você se vista de acordo, ou seja, homens, coloquem terno e gravata e um sapato coerente, já mulheres, vistam-se com terninho, camisa, calça ou saia social e um sapato condizente. Se o ambiente for um pouco mais casual, invista em um esporte fino, jeans e camisa social ou polo são bem-vindos, mas procure evitar exageros nos looks, tanto para o formal, quanto para o despojado.


Cuidado com a aparência: O corte de cabelo, a barba bem-feita, a escolha dos acessórios e os demais detalhes que acompanham a boa aparência, devem estar todos equilibrados.


Lembre-se também que a higiene pessoal é muito importante. Um bom banho, perfume sem exageros, cabelos limpos e outros, fazem total diferença quando as pessoas se aproximam, então, cuide disso.

12 visualizações0 comentário