8 maneiras de acabar com a motivação do seu funcionário


Seus funcionários são felizes? Pesquisadores já constataram que negócios com empregados satisfeitos conseguem resultados melhores. Um estudo da Universidade de Warwick constatou que a felicidade aumenta em 12% a produtividade das equipes.


Se você não se preocupa com o clima, é hora de começar. O site americano Inc listou os fatores que acabam com a motivação de qualquer um no trabalho.


1. Pessoas tóxicas: elas contaminam o ambiente e acabam com a motivação do resto da equipe. Saber identificar quem é tóxico e negativo ajuda a minimizar os problemas no futuro.


2. Falta de desenvolvimento profissional: trabalhar sem uma perspectiva é desmotivador. Invista tempo em mostrar para cada um da equipe qual o plano de carreira que eles podem trilhar.


3. Falta de visão: informe a todos qual o objetivo da empresa. Sem um foco específico, é difícil convencer a equipe toda a seguir na mesma direção e alcançar os resultados.


4. Tempo perdido: não faça sua equipe perder tempo com reuniões sem fim e conversas desnecessárias. Isso deixa a equipe frustrada, já que parece que o tempo não vale tanto quanto deveria.


5. Comunicação inadequada: quando der uma nova tarefa a alguém, seja o mais claro possível. Se a pessoa tem que ficar imaginando o que o chefe quis dizer, ela perde tempo e ainda pode acabar executando mal.


6. Gestão vertical: a velha tática de “sou o chefe, faça o que eu mando” não funciona faz tempo. Respeitar a opinião dos funcionários e explicar os motivos por trás de uma tarefa são atitudes de um bom gestor.


7. Falta de reconhecimento: se você não reconhece os feitos da sua equipe ou leva todo o crédito, está frustrando os funcionários. Dizer “obrigado” é, muitas vezes, o suficiente para mostrar reconhecimento.


8. Liderança ruim: desenvolva suas habilidades para ser um líder melhor. Busque referências e execute as melhores práticas de gestão no seu negócio.

167 visualizações0 comentário