10 coisas que você deve saber sobre uma empresa antes da entrevista


A entrevista de emprego é o momento que a empresa conhece um pouco mais sobre os candidatos para uma vaga e confere quem possui o perfil ideal para a posição. Isso é importante pois se o profissional não se encaixa nos valores e cultura da empresa, ele não estará feliz no seu trabalho e assim, será pouco produtivo, sendo uma perda de investimento para ambas partes.


Fazer uma pesquisa sobre a empresa que você está se candidatando mostra também seu interesse, aumentando suas chances de conquistar a posição. Confira a seguir as dez coisas mais importantes de saber sobre uma empresa antes da entrevista de emprego:


1 - História e perfil da empresa


Como diz a expressão: joga no Google! A maioria das empresas hoje tem o próprio site, não fique apenas no “Quem Somos”, descubra quando a empresa foi fundada, se ela tem ramos, é nacional/internacional.


2 - Localização e como você chegaria lá


Localize o escritório da vaga que você está se candidatando, se você pode arcar com o tempo e custo do trajeto. Veja como é o bairro em que a empresa está, uma empresa com restaurantes e comércio, como bancos, cabeleireiro, farmácia, escola, creche, escolas de línguas, piscina, sorveteria, padaria, por perto tem mais vantagem.


3 - O dono da empresa


Basicamente, para quem você está fazendo dinheiro? É uma pessoa que você gostaria de trabalhar? Que você acredita que pode liderar a empresa para maiores sucessos? Veja também se a empresa tem capital aberto, ou se pertence a outro grupo de empresas, se recentemente abriu seu capital no mercado de ações, etc. Tudo isso influencia no modo de gestão da empresa.


4 - O presidente, os executivos e seu chefe/mentor


Esses detalhes você pode encontrar facilmente em redes sociais profissionais, como o LinkedIn ou Lattes. Você pode descobrir o percurso da carreira desses profissionais e como chegaram à posição que estão. Assim você pode também imaginar como será o dia-a-dia trabalhando com essas pessoas.


5 - Os produtos, serviços e clientes


É essencial saber o que sua empresa produz e saber como ela faz dinheiro. Independentemente qual a posição que você irá trabalhar, você deve saber o que a empresa vende, como ela efetua essas vendas e para quem. Que tipo de produtos ela vende? Apenas uma linha? Quais são os diferenciais do produto / serviço? Onde são vendidos? Os clientes tem que perfil? São produtos para classes mais altas, baixas ou para empresas?


6 - Os concorrentes


Não importa quão universal seja o produto ou os serviços de uma empresa, existirão concorrentes trabalhando para estarem no topo. Até mesmo a Google que virou praticamente um verbo que significa “pesquisar online”, tem como concorrentes como Yahoo! e bing. O importante é entender quem é o líder do mercado, quais os diferenciais entre a empresa e seus concorrentes, se algum dos concorrentes ou a empresa está lançando algum produto inovador.


7 - A imagem da empresa


Até agora você descobriu como a empresa é por dentro, mas como que ela é vista pela mídia? Quais conquistas e escândalos que são associados à empresa? Como a empresa se comunica com a mídia e resolve os problemas que chamam à atenção do público? Você vai determinar se vai trabalhar com uma empresa que sabe portar para superar tempos difíceis e responder à críticas.


8 - As campanhas de marketing atuais


Além das mídias de comunicação social, veja onde a empresa está investindo suas campanhas de marketing mais atuais. Você vê a marca em outdoors, jornais, redes sociais? Você concorda com a maneira que os produtos estão sendo vendidos? Você acredito que a campanha está tendo sucesso? Essas são perguntas que podem fazer para você na entrevista.


9 - Os perfis em redes sociais e seus públicos


Da mesma forma que a maioria das empresas possuem o próprio site onde mantem as informações sobre sua história e equipe, agora também é importante para muitas delas manterem contato com seu público através de redes sociais, veja onde ela está presente e como é sua interação com seus seguidores.


10 - Os valores, cultura e objetivos da empresa


Lembre que aceitando a posição, você passará a maior parte de sua semana se dedicando para alcançar aqueles objetivos e manter aqueles valores dentro daquela cultura. Se você não está confortável com algum desses pontos, talvez seja melhor refletir se fazer parte dessa empresa é uma boa decisão profissional.


Conte com a ImpulsoRH (www.impulsorh.com.br) para encontrar as melhores oportunidades do mercado!

33 visualizações0 comentário